Saltar para o conteúdo

Pontifícia Universidade de São Boaventura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pontifícia Universidade de São Boaventura

Latim:Pontificia Facultas Theologica S. Bonaventurae
Pontifícia Universidade de São Boaventura
Fundação 1587 (oficialmente em 1905)
Tipo de instituição Universidade pontifícia
Faculdades Teologia Grafologia
Localização Roma,  Itália
Reitor(a) Frei Raffaele Di Muro
Afiliações Ordem dos Frades Menores Conventuais
Página oficial www.seraphicum.org

A Pontifícia Universidade de São Boaventura ou Pontifícia Faculdade Teológica de São Boaventura (em italiano: Pontificia facoltà teologica San Bonaventura, em latim: Pontificia Facultas Theologica S. Bonaventurae), comumente chamado de Seraphicum, é o centro internacional de estudos da Ordem dos Frades Menores Conventuais de Roma. Como corpo docente pontifício, o Seráfico é regido pela Santa Sé, de acordo com a Constituição Apostólica Sapientia christiana.

O Colégio de São Boaventura foi fundado em Roma em 1587, pelo Papa franciscano Sisto V, com o objetivo de promover o estudo avançado de teologia dos membros do ramo conventual da Ordem Franciscana. Originalmente localizado na Cúria Geral da Ordem, o colégio estava anexo à Basílica dos Santos Apóstolos. O colégio tornou-se uma escola internacional de pós-graduação em teologia em 1894, quando foi transferido para a Via San Teodoro, no vale Velabro, no sopé do Monte Palatino, no Rione de Ripa.

O colégio foi transferido novamente em 1964 para sua localização atual na Via del Serafico, próximo à Via Laurentina e perto do popular Santuário de Nossa Senhora da Revelação.[1] Em 1986 foi visitado pelo Papa João Paulo II e no mesmo ano, foi aprovado os novos e atuais estatutos do Seraphicum. Entre os renomados professores e alunos de Seraphicum se destacam: São Maximiliano Kolbe, Karol Herman Stępień, Antônio Lucci, Frei Leone Veuthey e São Francisco Antônio Fasani.[2]

O Convento de São Boaventura refere-se à comunidade de frades franciscanos conventuais que ensinam na Faculdade de Teologia de São Boaventura ou em algum outro instituto pontifício da cidade. Também abriga frades que servem à Igreja Católica Romana no Vaticano e aos vários escritórios da Igreja ao redor da cidade.

Escola de Teologia

[editar | editar código-fonte]

A Faculdade de Teologia educa os frades da Ordem que são enviados a Roma de todas as províncias do mundo para concluir o curso canônico de estudos filosóficos e teológicos, geralmente em preparação para as Ordens sagradas[3]. Junto a esse complexo, temos a Biblioteca com cerca de trezentos mil volumes das disciplinas jurídicas, morais, musicais e teológicas.

Publicações

[editar | editar código-fonte]

A revista "Miscellanea Francescana" é elaborada dentro da Universidade e se tornou o órgão oficial do corpo docente desde 1931. Além da revista, há a editora "Miscellanea Francescana" com as séries: "Maestri Francescani", "Quaderni Francescani" e o mensal "San Bonaventura Informa".

Em parceira com Centro Internacional da Milícia da Imaculada Conceição e com o Instituto de Vida Consagrada dos Missionários da Imaculada - Padre Kolbe foi fundada na Universidade, a Cadeira Kolbiana, que tem como objetivo: estudar, a nível acadêmico, os problemas e desafios humanos e espirituais do homem e da mulher de hoje. Desta cadeira surge conferências eventos e publicações periódicas [4].

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Storia e luogo». Seraphicum (em italiano). Consultado em 11 de março de 2014. Cópia arquivada em 24 de dezembro de 2013 
  2. http://www.ofmconv.net/index.php?option=com_content&view=article&id=166&Itemid=526&lang=it
  3. «Composizione». Seraphicum (em italiano). Consultado em 8 de novembro de 2012. Cópia arquivada em 3 de janeiro de 2013 
  4. «Cadeira Kolbiana». Consultado em 4 de novembro de 2021